| Legislação: Ministério do Trabalho e emprego, (inc. II, parágrafo único, art. 87 CF/88). - Portaria nº 397,de 09 de outubro de 2002, do MTE; - CBO – 5174 – Porteiros e vigias:* 5174-20 – Vigia – Guarda patrimonial, Vigia noturno;
 -ATIVIDADES DO GUARDA PATRIMONIAL 
                       Controle de portaria;Contemplação e visualização;Proibido o uso de arma; A – ZELAR PELA GUARDA DO PATRIMÔNIO 
                       Rondar as  dependências da Empresa;Verificar portas  e janelas;Observar  movimentação das pessoas pela redondeza;Remover pessoas  em desacordo com normas locais;Registrar a  passagem pelos pontos de ronda;Relatar avarias  nas instalações;Inspecionar os  veículos no estacionamento;Contactar  proprietários dos veículos irregularmente estacionados;Monitorar pelo  circuito fechado de TV;Previnir  incêncios; B – CONTROLAR O FLUXO DE PESSOAS 
                       Identificar as  pessoas;Revistar as  pessoas;Interfonar;Encaminhar o  visitante;Controlar a  movimentação das pessoas;Prestar primeiros  socorrosAcionar o 190 da  PM e 193 do Corpo de Bombeiros; C – ORIENTAR PESSOAS 
                       Orientar  visitantes;Orientar  deslocamento na Empresa;Informar sobre  regimento interno;Orientar sobre  eventos no hotel;Informar sobre  comércio local;Informar  itinerário de ônibus;Requisitar  transporte;Chamar segurança  do hotel quando ocorrência; D – RECEBER MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 
                       Abordar o  entregador;Verificar a  documentação da mercadoria recebida;Conferir os  materiais;Examinar o estado  dos materiais e equipamentos;Receber volumes e  correspondências;Requisitar  material;Acompanhar a entrega  de produtos comprados pelos condôminos; E – RECEBER OS HÓSPEDES 
                       Dar boas vindas  ao hóspede;Descarregar  bagagem dos hóspedes;Solicitar  manobrista e mensageiro;Adequar  atendimento ao hóspede deficiente e vip;Providenciar  meios de transporte;Indicar ao hóspede  motorista bilíngüe; F – FAZER MANUTENÇÃO SIMPLES 
                       Inspecionar fitas  de circuito fechado de TV;* Trocar fitas do  circuito fechado de TV e baterias do rádio transmissor;Checar o  posicionamento das câmeras;Reparar pequenos  defeitos em equipamento de circuito fechado de TV;Solicitar  reparos;Atender  emergências no elevador;Inspecionar  hidrantes;Ligar bomba de  sucção;Ligar gerador;Trocar lâmpadas e  resistências de chuveiros;Irrigar jardim; G – COMUNICAR-SE 
                       Falar ao  telefone;Comunicar-se por  sinais;Comunicar-se em  outros idiomas;Transmitir  recados;Lidar com o  público;Operar rádio,  interfones, PABX e sistema telefônico (ramal);Dominar código de  comunicação;Redigir  relatórios;Informar os  regulamentos aos interessados; H – DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
 
                       Demonstrar  educação;Manter a postura;Demonstrar  honestidade;Aplicar os  ensinamentos do treinamento;Demonstrar  asseio;Demonstrar  atenção;Demonstrar  espírito de equipe;Demonstrar  paciência;Manter auto  controle;Organizar-se;Ter capacidade de  tomar decisões;Demonstrar  prestatividade;Ter destreza  manual;Administrar seu  próprio tempo;Dirigir autos e  motos;Aplicar normas de  combates a incêncio;Aceitar idéias;Estar atualizado;Ser desinibido;Demonstrar senso  de responsabilidade; SEGURANÇA FÍSICA DE INSTALAÇÕES 
                       Medidas preventivas;Medidas durante ação; Medidas  após ação;Técnicas de observação; PRINCIPAIS PLANOS DE EMERGÊNCIAS - Plano de combate a incêndio;- Plano de controle de acidente;
 - Plano de defesa ( contra  assaltos, tumultos e atividades públicas);
 - Plano de evacuação de  locais;
   |