As particularidades que caracterizam a vida urbana de cada país, cada região ou cidade estão fortemente correlacionadas à cultura e comportamento, à segurança e criminalidade.
Em cada lugar há peculiaridades que devem ser observadas, de modo a evitar choques culturais e principalmente, riscos desnecessários.
No Brasil, ainda somamos o fator do contraste social. As diferenças vão do básico entre as relações humanas e classificam-se em diferenças sócio-culturais e político-econômicas.
As paisagens das cidades são marcadas pelos enormes arranha-céus e pelas grandes favelas, os carros no trânsito, se misturam aos carrinhos de catadores depapeis.
A mistura racial também, faz de nós multiétnicos, transformando e construindo nossa realidade, e conviver com ela depende da habilidade de se relacionar com os contrastes.
É evidente que a criminalidade está ligada a essa série de fatores e tem se agravado dia após dia; afetando diretamente a vida de seus cidadãos por impor fortes restrições econômicas e sociais, bem como uma generalizada sensação de medo e insegurança. Já que os crimes mais comuns são aqueles contra o patrimônio pessoal do cidadão.
A violência expande também para as cidades consideradas pequenas e para as cidades dos interiores dos Estados.
O reflexo dessa alta é presenciado pela alteração dos hábitos cotidianos da população, fato que, certamente, reduzem o bem-estar social.
O objetivo da Teleatlantic é ajudar você a entender melhor sua cidade, adaptando-se à nova realidade e assim, viver com mais segurança e tranqüilidade junto de sua família e amigos.
Apresentaremos a você algumas Dicas de Segurança que auxiliarão a minimizar os riscos.
|